Durante a 23ª Reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, que aconteceu no último dia 28 de novembro de 2013, no município de Linhares, em Espírito Santo, o Parque das Dunas foi reconhecido pela UNESCO como Posto Avançado da RBMA.
No evento estavam presentes representantes de 17 Estados brasileiros pertencentes à RBMA e convidados, totalizando 24 membros votantes. Para ser um Posto Avançado, aprovado pelo Conselho, é necessário que a instituição desenvolva pelo menos duas das três funções básicas requeridas para obtenção do título: proteção da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e conhecimento científico sobre Mata Atlântica. O Parque possui os três.
Reservas da Biosfera são áreas de ecossistemas terrestres e/ou marinhos reconhecidas pelo programa MAB/UNESCO como importantes em nível mundial para a conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável e que devem servir como áreas prioritárias para experimentação e demonstração dessas práticas. Por isso, a equipe da UNIDUNAS comemora bastante a titularidade. “Essa conquista fortalece ainda mais a nossa área, estamos muito felizes”, afirma Jorge Santana, presidente da instituição.
A próxima etapa da titularização acontecerá no primeiro trimestre de 2014, quando o Parque das Dunas receberá das mãos do Presidente do Conselho Nacional da RBMA, Clayton Lino, oficialmente o título de Posto Avançado, em cerimônia solene.