Música e emoção. Esses são alguns dos ingredientes que o professor Rubens, docente da disciplina de redação técnica do curso de Fiscal Ambiental, utiliza em suas aulas.
O professor iniciou os trabalhos com uma atividade de sensibilização. “Antes de falar sobre os gêneros textuais, ouvimos uma música relaxante e, logo após, discutimos um pouco de teoria e seguimos para a parte prática”, explica o professor. As canções utilizadas por ele foram Arrepio, de Carlinhos Brown, interpretada por Marisa Monte, e um clássico de Frédéric Chopin (Noturno, op. 9 nº 2).
O professor designou sete equipes para produção de textos que são escritos no cotidiano, como biografia, receita de culinária e campanhas publicitárias. “Debatemos sobre as características de cada um desses gêneros para que eles pudessem fazer associações com textos de outras equipes.”, afirma Rubens. Quem ficou com biografia escolheu um dos componentes do próprio grupo para biografar, daí a emoção em algumas apresentações, pois algumas histórias foram comoventes. Outra equipe fez uma campanha onde se destacou os benefícios da leitura, e, outros dois grupos fizeram campanhas sobre o consumismo material, abordando a prática do descarte irresponsável de coisas velhas por novas. O encerramento da aula contou com um abraço coletivo da turma.
A matéria de redação técnica está na reta final. Na segunda-feira (3) os alunos terão revisão para prova e, terça-feira (4), a última avaliação, finalizando a primeira etapa do curso.
Por Felipe Santana