A semana de trilhas interpretativas teve inicio com alunos do ensino médio do ISBA que estiveram nessa manhã de segunda-feira, 05/10 percorrendo 2 km pelo ecossistema de dunas, lagoas e restinga do Parque das Dunas.
Jorge Santana, presidente da UNIDUNAS e criador do Parque das Dunas ministrou uma palestra no auditório onde destacou as particularidades que fazem da restinga um ecossistema riquíssimo fonte de pesquisas científicas e explicou aos alunos a importância da conservação deste local. Depois de repassadas as orientações sobre a trilha a turma seguiu o percurso guiados por Jorge.
A flora do Parque das Dunas abriga diversas espécies da fauna e cada parada na trilha serve para prestar atenção aos detalhes mínimos dessa biodiversidade, a existência de água no subsolo (lençóis freáticos) é indicada por espécies da restinga, a presença de “Plantas Carnívoras” aponta a qualidade da água de nossas lagoas, o solo extremamente rico em matéria orgânica nos percursos de mata fechada contrasta com a areia das dunas.
Já no percurso de volta a sede, todos subiram na sala verde, conheceram o Meliponário e entenderam a importância das abelhas que ajudam a polinizar nossas flores, e o Minhocário, onde o húmus produzido é utilizado como composto no Horto de Restinga. No retorno, os alunos foram recepcionados com um lanche a base de frutas.