A coleta que realizada essa semana foi parte do projeto de Doutorado intitulado “Biodiversidade de algas e cianobactérias de ambientes fitotelmatas bromelícolas de diferentes fitofisionomias da Bahia”, projeto vinculado ao Programa de Pós Graduação em Botânica da UEFS. Além do Parque das Dunas, o objetivo geral desse projeto é realizar o levantamento florístico de algas e cianobactérias que crescem em tanques de bromélias em quatro áreas da Bahia. As algas são coletadas através de uma mangueira acoplada a uma seringa e durante a coleta nós fazemos a morfometria de bromélias, além de mensurar os dados abióticos da água acumulada tais como pH, Temperatura, Eletro condutividade, Sólidos Totais e Oxigênio Dissolvido. A cada coleta nós fazemos esse procedimento em 20 bromélias. A previsão é que essa Tese seja defendida em 2018.
Devido à particularidade desse tipo de ambiente, nós esperamos encontrar espécies ainda não registradas para a Bahia e Brasil e talvez espécies novas para a Ciência. Pelos resultados parciais já encontramos algumas espécies bastante interessantes crescendo nesses ambientes.
A Camila e Maria que também acompanharam são estudantes da Pós Graduação em Botânica da UEFS (Nível Mestrado) e também trabalham com algas.