Graduandos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Bahia realiza pesquisa referente aos estudos das moitas Intitulado “Aspectos Florísticos e Fitossociológicos da vegetação de moitas do Litoral Norte da Bahia”.
A pesquisa tem como objetivo realizar um levantamento florístico e fitossociológico da vegetação que se organiza em moitas, nas dunas do litoral norte da Bahia. Esta pesquisa iniciou em outubro de 2016, com duração de um ano e como pesquisadores, duas alunas de Graduação do curso de Ciências Biológicas Edivânia Coelho e Márcia Costa, inseridas no Programa de Iniciação Científica e como orientadora Prof. Dra. Valdira de Jesus Santos coordenadora do projeto.
O Parque das Dunas foi escolhido para a realização da pesquisa por possuir características marcantes dos ambientes de restinga, onde as comunidades vegetais são marcadas por variações de temperatura, inundações, vento constante, alta salinidade e solos pobres em nutrientes.
Essas condições adversas são refletidas em menor diversidade e complexidade estrutural. O tipo de vegetação mais característico das restingas e com grandes formações no interior do Parque, são as formações de ilhas (moitas), onde sua sucessão é acionada pela capacidade de colonizar areias nuas através de algumas plantas pioneiras como ervas e/ou plantas lenhosas.
Além disso, o Parque se encontra em perfeito estado de proteção e conservação, servindo como um laboratório para diversos fins na área da Biologia.
Os pesquisadores possuem toda infraestrutura e apoio de recursos humanos na realização de suas atividades oferecidas pelo Parque das Dunas.