Jorge Santana, presidente da UNIDUNAS – Universidade Livre das Dunas, esteve presente no último dia (24) na Faculdade de arquitetura da UFBA, onde foi um dos palestrantes do I FÓRUM INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE SOCIAL sob a Coordenação de Carlos García.
Entre os objetivos do Fórum, o primeiro foi demostrar os projetos e trabalhos que já se fazem em sustentabilidades aqui na Bahia. Nesse momento Jorge, foi convidado a apresentar o projeto do Parque das Dunas, onde a arquitetura do local está em harmonia com as dunas e sua biodiversidade. O trabalho desenvolvido é referência em educação ambiental e fundamenta diversas Pesquisas Científicas. A palestra empolgou ao público e despertou para aqueles que ainda não conheciam o Parque, a curiosidade em conhecer essa reserva ambiental que abriga uma área de 6 milhões de metros quadrados de belíssimas espécies do ecossistema de dunas, lagoas e restinga dentro da cidade de Salvador.
O segundo objetivo do Evento foi mostrar novas técnicas e projetos como o do arquiteto Luis de Garrido, espanhol, considerados uns dos melhores arquitetos do mundo em sustentabilidade, e o projeto Vortex, que mostrara a tecnologia das novas turbinas eólicas sem aspas.
O fórum foi de caráter solidário onde o valor arrecadado com a venda de um almoço típico da Espanha foi destinado a completar as obras da primeira creche comunitária totalmente sustentável, que se esta realizando em Engenho Velho da Federação.