O urubu de cabeça preta é uma ave cathartiforme da família de cathartidae. Seu nome cientifico é coragyps atratus que traduzido do grego significa abutre preto. Dentre todos os urubus, essa espécie apresenta menor envergadura, mais não se engane com seu tamanho, pois ele também é considerado um dos mais agressivos de sua espécie. Não possui o olfato apurado, então para alimentar-se ele utiliza sua visão excepcional, fazendo com que ele localize o alimento a uma longa distância ou por observar outros urubus pousando na carniça para comer.
Os urubus são verdadeiros faxineiros da natureza. Eles mantêm o ambiente em que vivem limpo, eliminando desde a carcaça até ossos, o que o torna responsáveis pela eliminação de 95% dos animais mortos na natureza. Sua função ajuda a prevenir a propagação de doenças, visto que eles aceleram o processo de decomposição.
Você sabia?
O urubu-de-cabeça-preta possui de comprimento 62 centímetros e de envergadura cerca de 143 centímetros com peso de 1,6 quilo.
Costuma deslocar-se a grande altura, usando as correntes de ar quente para diminuir o custo energético do voo.
Com a batida de suas asas em voo, eles emitem sons característicos da espécie, produzindo um ruído. Algumas vezes o som produzido pelas asas se assimila ao som de um avião a jato.
Os urubus costumam associar-se com os caracarás, dividindo carcaças e até permitem que eles retirem parasitas de sua plumagem.
A espécie que habita no Parque das Dunas, usa o ecossistema de restinga para reproduze seus filhotes.