Atualmente a Biotecnologia, através do uso de técnicas inovadoras, promove a melhoria de técnicas de diagnóstico, tratamento de doenças hereditárias, fármacos e alimentos mais seguros, herbicidas e pesticidas ambientalmente amigáveis, utiliza processos microbianos para tratar e conservar o meio ambiente, dentre outros processos biotecnológicos que muito contribuem para a sociedade.
Os estudantes da graduação em Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia, criado em 2009 e único na Bahia, perceberam que muitas pessoas não sabem o que é a Biotecnologia e em que situações pode ser aplicada. Desta forma, criaram um grupo de divulgação, denominado Divulga Biotec, sob a orientação do professor Dr. Marcelo Umsza Guez, com o objetivo de trazer informação acerca do conceito de Biotecnologia, suas aplicação nas mais diversas áreas, assim como sobre o curso de Biotecnologia da UFBA aos alunos das escolas de Salvador. O desconhecimento da profissão, tanto pela população em geral como por órgãos e empresas, dificulta a geração de empregos nas diversas áreas que envolvem a Biotecnologia, e, consequentemente, a valorização e reconhecimento desta profissão. “Esperamos despertar o interesse por este segmento que oferece tantas possibilidades, e que esta profissão tão importante e que gera tantos benefícios a sociedade seja devidamente reconhecida”, afirma Rodrigo Guimarães.
Na foto, apresentação realizada pelo Divulga Biotec na segunda-feira (02/12/13) na Escola Panamericana da Bahia com alunos do 2º ano do Ensino Médio.
Maiores informações: divulgabiotec.ufba@gmail.com